Cobert presente como oradora no Congresso PTBIM no qual foi patrocinadora Gold |   Noticias de Tejas Cobert

 Cobert presente como oradora no Congresso PTBIM no qual foi patrocinadora Gold

01-12-2016

O primeiro Congresso Português de Building Information Modelling contou com a Cobert enquanto patrocinadora Gold e participante enquanto oradora na partilha da sua experiência enquanto empresa pioneira, na área das coberturas em Portugal , na adoção da metodologia BIM, na representação digital de elementos de construção, cujos processos digitais introduzem novos paradigmas de relacionamento entre os vários atores envolvidos, com grande impacto nas formas de desenvolver o trabalho.

O Congresso PTBIM ocorreu numa abordagem técnico-científica em língua portuguesa, envolvendo a participação ativa das comunidades profissional e académica das áreas de Arquitetura e Engenharia, com o objetivo máximo de enfatizar os problemas e esforços de implementação da metodologia na Indústria da Construção ao mesmo tempo que pretende reforçar as redes de profissionais que incorporam as práticas do BIM nas suas atividades.

A Cobert, empresa líder ibérica em telhas, peças e componentes para telhados, foi patrocinadora Gold do PTBIM, o primeiro Congresso Português de Building Information Modelling, que teve lugar entre os dias 24 e 25 de novembro no Campus de Azurém, na universidade do Minho, em Guimarães. Filipa Fernandes, responsável pela comunicação e marketing da Cobert Portugal, foi a oradora presente no evento que contou com a expertise da profissional no que diz respeito às práticas de BIM promovidas pela empresa, nomeadamente na exemplificação da integração dos seus objetos em projeto.

A Cobert, enquanto empresa pioneira na adoção da metodologia BIM para o setor das coberturas, foi convidada como oradora, partilhando a sua experiência como uma empresa do setor da construção que disponibiliza uma biblioteca BIM com os detalhes construtivos das suas soluções.

"A necessidade de criar um modelo central representativo dos seus produtos e soluções, levou a que se percebesse a importância em abandonar a simples representação de elementos através de linhas e formas e se passasse a representar um modelo com informação agregada, através de uma modelação orientada por objetos", afirma Filipa Fernandes, responsável pela comunicação e marketing da Cobert e oradora no evento.

O BIM - Building Information Modeling assenta, assim, num conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o processo de construção e ciclo de vida de um edifício. O BIM abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, as quantidades e as propriedades construtivas de componentes, como por exemplo, dos detalhes dos fabricantes. Pode ser utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação. Pressupõe que, quando o arquiteto modela o edifício virtual, utilizando ferramentas tridimensionais como por exemplo Revit, Bentley Architecture, Archicad, e Cype, entre outras, toda a informação necessária à representação gráfica (desenhos rigorosos), à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do empreendimento até a sua conclusão, ou até mesmo ao processo de desmontagem, até ao fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo.

"Ou seja, a partir do momento em que se desenha um telhado num projeto de arquitetura, toda a informação sobre os produtos que o compoêm e ligações encontra-se automaticamente associada a cada um desses elementos", conclui a responsável.

Congresso PTBIM